fevereiro 12, 2012

Edite Estrela em Português Grande

Extrato de mensagem no Facebook de Edite Estrela publicado a 2012fev11:

Sou a favor do acordo ortográfico, porque simplifica e moderniza a ortografia do português (o que facilita a sua aprendizagem) e porque acaba com a singularidade de termos a única língua com dupla ortografia.
A nova ortografia favorece a pro...moção internacional da língua portuguesa. A abolição das consoantes mudas não interfere com a pronúncia das palavras. Repare que escrevemos colação e pronunciamos o a aberto [á], porque havemos de precisar de escrever colecção para pronunciarmos o e aberto [é]? E embora se escreva do mesmo modo (pregar) pronunciamos a vogal [é] se for "pregar um sermão", mas pronunciamos [e] se for "pregar um prego".
Transcrevo o que escrevemos na introdução do nosso livro "Saber usar a nova ortografia": 
"Em Portugal, o tema da ortografia foi sempre polémico. Mal se fala em mudar acento ou consoante, um hífen que seja, começa meio mundo a protestar, em defesa da conservação, e outro meio a bater-se pela alteração. A querela ortográfica não é de ontem nem de hoje. A ortografia não é um território de consenso fácil. 
As mudanças ortográficas interferem com os hábitos de escrita de cada falante, mexem com automatismos adquiridos em anos de prática e perturbam as rotinas. Acresce que o falante tem uma vinculação afetiva muito forte com a sua língua materna, entendida como um bem precioso que a todos diz respeito." 
Mensagem integral aqui.


Mais opinião publicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com teor ofensivo não serão publicados.